Sobre nós

O Alfazema - Mulheres da Bahia, é uma plataforma digital de conteúdo e ações voltadas para a realidade das mulheres do Estado da Bahia, com o objetivo de potencializar, proteger e dar visibilidade a elas.

Na Bahia, as mulheres são 7.141.064, totalizando 50,94% da população do estado, segundo dados do IBGE de 2020. Somos maioria, mas, diante do contexto histórico feminino, ainda somos tratadas como minoria política por não termos tamanha voz ativa quanto os homens; pela violência feminina assolar todos os dias nos lares, pela desigualdade nos salários, nos direitos, na vida.

A maioria das plataformas web de informações e notícias deste universo se localizam no eixo Sul e Sudeste do Brasil, de modo que existe uma lacuna quanto à representação da realidade das mulheres nos estados do Nordeste. Essas mulheres não são entrevistadas, mas também não atuam como agentes realizadoras de suas próprias pautas e agências de transformação.

Além disso, este projeto também intenciona ser um ponto de incentivo para que ações como esta sejam fomentadas também nos outros oito estados do Nordeste. Portanto, o Alfazema.org vem ocupar este espaço de voz, mobilização e transformação através de informação e ações positivas e propositivas sobre saúde menstrual, direitos e saúde mental das mulheres baianas, sendo uma rede de apoio com informação e proximidade para as mulheres do estado e da região Nordeste do Brasil.

Nossa missão

Temos como missão a divulgação e promoção de informações sobre a saúde menstrual e mental da mulher, seus direitos e histórias inspiradoras, com o objetivo de reduzir as desigualdades e empoderá-las a exercerem suas identidades baianas e nordestinas, incluindo questões de raça, religião, cultura e território.

Nossa visão

Fortalecer e fomentar as mulheres da Bahia e ser um espaço exclusivo e único de informações independente e que prioriza a potencialização, proteção e visibilidade feminina na sociedade baiana. Visamos ser também uma rede mobilizadora de transformações sobre o espaço, lutas, conquistas e voz da mulher do Nordeste frente às desigualdades do território nacional brasileiro.

Equipe

Bárbara Anunciação

Co-fundadora e conteúdo digital

Vanessa Aragão

Co-fundadora, direção e estratégia digital

Ana Júlia Ribas

Coordenadora Audiovisual